Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Starcity Open - Primeiras Impressões

por Lucas Costa em 30 de setembro de 2013


Neste final de semana ocorreu mais um Open Series realizado pela Starcitygames, desta vez em Worcester nos Estados Unidos. O formato do torneio foi Standard (T2) e isso foi ótimo para conhecermos os novos decks que provavelmente serão os mais influentes com o bloco de Theros daqui pra frente. Nesta matéria farei comentários sobre o deck campeão do torneio, o Mono-Red Aggro:



Mono-Red Aggro
Philip Bertorelli
1st Place at StarCityGames.com Standard Open on 9/29/2013
Creatures (29)

















O deck não usa Young Pyromancer, nem Purphoros (Deus vermelho) e nem Mutavault. É um deck totalmente simples com uma idéia agressiva, sem perder muito tempo fazendo mágicas que não sejam de criaturas. Um detalhe importante e que foi decisivo em muitas partidas foi a presença de 4 Fanatic of Mogis no main deck. Esse minotauro,  que quando entra dá dano no oponente de acordo com o número de devoção por vermelho, é extremamente forte tendo Boros ReckonerBurning-Tree missaryChandra's Phoenix ou Ash Zealot em campo. 
Eu particularmente gostei do deck, não vi nada tão especial e acho que contou muito com a sorte, pelo menos nas partidas que eu vi.
Mas fica a dica pra galera que quer um deck realmente a nível de competição e que não queira investir muita grana.





quarta-feira, 25 de setembro de 2013

RB Minotaur Wins

por Lucas Costa em 25 de setembro de 2013

Não sei se notaram que em Theros surgiram diversos minotauros e com isso logo veio uma idéia em minha mente, montar um deck de minotauros que use Boros Reckoner e alguns suportes e criaturas pra deixa-lo mais forte como estratégia principal. A lista ficou mais ou menos assim:


RB MINOTAURS WINS
Lucas Costa


CREATURES

4  Deathbellow Raider
4  Minotaur Skullcleaver
4  Rageblood Shaman
4  Boros Reckoner
4  Fanatic of Mogis
3  Cragmar Warcaller

SPELLS

2 Hammer of Purphoros  
3 Lightining Strike  
3 Magma Jet  
2 Shock  
2 Mizzium Mortars 
2 Madcapskills  

LANDS

4 Blood Crypt
4 Portão Rackdos
3 Multavaut
12 Mountais


O deck ficou Midranger podemos dizer, ate mesmo porque não temos minotauros com custo tão baixo assim. A maior vantagem é que muitos tem ímpeto e ainda podemos contar com a ajuda do Hammer of Purphoros que também dá ímpeto pras criaturas. 
Com Rageblood Shaman no campo, os minotauros ganham atropelar e +1 +1, uma grande vantagem visto que o poder da maioria deles é de 3 ou mais. 
Apenas duas criaturas do deck usam a cor preta, mas não podemos descartar a possibilidade de usar preto como remoção em massa no sideboard contra aqueles bichos maiores que atrapalham o jogo muitas vezes.

A lista é apenas uma idéia, lembrem-se que existem muitas cartas que poderiam ou não estar aí, basta você adapta-las ao ambiente que for jogar.



terça-feira, 24 de setembro de 2013

Crazy Chimera Combo

por Lucas Costa em 24 de setembro de 2013

Combos no Standard não são muito comuns pelo fato de envolver um número menor de coleções, se comparando ao Modern e Legacy, onde temos muitos combos que funcionam muito bem por sinal.
Com Theros surge um novo combo usando três cards: Archangel of ThuneFathom Mage e Horizon Chimera





Com as três na mesa o combo é facilmente acionado, toda vez que o jogador comprar carta desencadeia a habilidade da Chimera, desencadeando a habilidade da Chimera o jogador ganha vida e assim desencadeia a habilidade do Arcanjo, desencadeando a habilidade do Arcanjo o jogador coloca marcador +1 +1 em todas suas criaturas e assim desencadeia a habilidade do Fanthom Mage que é comprar um card se ela recebeu marcador +1 +1, ao comprar o card, novamente será desencadeada a habilidade da Chimera e o combo acontece infinatamente ou até o jogador parar de comprar já que a habilidade da Fanthom Mage não obriga o jogador a comprar, diz que ele "pode" comprar. Usando 4 de cada em um deck não vejo ser tão difícil acionar o combo, sem contar que a Chimera tem Flash o que talvez facilite ter as três em campo.
Eis aqui duas listas usando o combo:


Gavin Verhey's 
Project C
Standard


Main Deck
60 cards
1  Azorius Guildgate
4  Breeding Pool
4  Forest
4  Hallowed Fountain
3  Plains
4  Temple Garden
4  Temple of Mystery

24 lands

4  Archangel of Thune
4  Elvish Mystic
4  Fathom Mage
4  Fleecemane Lion
4  Horizon Chimera
4  Omenspeaker
2  Prime Speaker Zegana
2  Prophet of Kruphix
4  Sylvan Caryatid

32 creatures



Jacob Smith's Bant Chimera
Standard
4  Detention Sphere

4 other spells
Main Deck
60 cards
4  Breeding Pool
2  Forest
4  Hallowed Fountain
3  Island
2  Nykthos, Temple of Nyx
1  Plains
4  Temple Garden
4  Temple of Mystery

24 lands

4  Archangel of Thune
3  Elvish Mystic
4  Fathom Mage
4  Horizon Chimera
2  Prime Speaker Zegana
3  Prophet of Kruphix
3  Simic Manipulator
4  Sylvan Caryatid
3  Thassa, God of the Sea
2  Zameck Guildmage

32 creatures
2  Bident of Thassa

2 other spells

2  Garruk, Caller of Beasts

2 planeswalkers 
Não sei se estas listas podem ser levadas realmente a sério no T2 competitivo, mas sei que o combo é legal e merece uns testes. O que acharam do combo?





segunda-feira, 23 de setembro de 2013

O novo Standard - Spellheart Augury

publicado por Lucas Costa em 23 de setembro de 2013.

Com o a queda do bloco de Innistrad e a chegada de Theros o Standard sofre uma grande mudança em seus atuais arquétipos competitivos. Surgiu uma lista que parece ser interessante e pra quem não quer gastar muito é uma boa opção. A idéia do deck é basicamente fazer mágica instantânea, feitiços e deixar o Spellheart Chimera forte o suficiente pra finalizar ou como um plano B finalizar com o Ætherling.

O controle do deck é bem consistente, anulando criaturas e outras mágicas e limpando o campo sempre que preciso com Anger of the Gods.

Jacob Van Lunen's Spellheart Augury
Standard

Main Deck
60 cards
10  Island
4  Izzet Guildgate
7  Mountain
4  Steam Vents

25 lands

1  Ætherling
4  Spellheart Chimera

5 creatures
4  Anger of the Gods
4  Dissolve
4  Essence Scatter
1  Negate
2  Opportunity
4  Quicken
4  Shock
4  Steam Augury
3  Syncopate

30 other spells
Esta é apenas uma dica pra quem não quer gastar muito montando um deck Standard competitivo, lembrando que a lista pode ser modificada de acordo com a necessidade de cada Player, façam seus testes e tirem suas conclusões. 

Até a próxima!